Nunca tinha feito nada de cereja, aliás este foi o ano que mais cerejas comprei porque foi fruto que nunca reinou cá em casa. Ninguém dá dois passos por uma cereja logo passamos anos sem que elas entre em casa. Este ano resolvi fazer diferente e além de comer decidi usar em algo feito por mim a ver se me sabia melhor coisas feitas com cereja do que a própria cereja em si. E assim foi, saiu uma tarte deliciosa de cereja de lamber os dedos. Nunca pensei que me sairia assim tão boa, deliciosa e linda...
massa: 140 g de farinha de trigo simples, 1/4 de c. chá de fermento em pó, 1/2 c. de chá de mistura de especiarias (usei canela, gengibre e noz moscada), 1/2 c. de chá de sal, 50g de açúcar, 55g de manteiga sem sal fria aos cubos, 1 ovo batido, água para selar.
recheio: 900 g de cerejas frescas descaroçadas, 150g de açúcar, 1/2 c. de chá de essência de amêndoa (não tinha e substitui por uma colher de chá de amêndoa em pó), 2 c. de chá de aguardente de cereja (não usei), 1/4 de c. de chá de especiarias (usei as mesmas que na massa), 2 c. sopa de farinha de milho, 2 c. sopa de água, 25 g de manteiga sem sal.
Para fazer a massa peneire a farinha com o fermento para uma tigela grande. Introduza a mistura de especiarias, o sal e o açúcar. Com os dedos, areie a manteiga na mistura de farinha até se assemelhar a migalhas de pão, depois faça um sulco no meio. Deite o ovo batido e misture com uma colher de pau até obter uma massa. Divida a massa ao meio e, com as mãos, molde-as em bolas. Embrulhe em pelicula aderente e refrigere no frigorifico durante 30 minutos.
Aqueça o forno a 220ºc. unte com manteiga uma tarteira de 23 cm de diâmetro. Tenda as massas em dois círculos com 30 cm de diâmetro. Use um para forrar a tarteira.
Para fazer o recheio, deite metade das cerejas e o açúcar numa caçarola. Deixe ferver e introduza a amêndoa, a aguardente (caso use) e a mistura de especiarias. Noutra tigela misture a farinha de milho e a água até formar uma pasta. Retire a caçarola do lume, misture a pasta de farinha e volte a colocar no lume até a mistura ferver e engrossar. Adicione as restantes cerejas e deite sobre a base de massa e espalhe a manteiga por cima.
Corte a restante massa em fatias e disponha por cima do recheio da tarte cruzando as mesmas. apare as mesmas e sele as bordas com água. calque o rebordo com os dedos. Pincele a massa visível com água e polvilhe com açúcar. tape com uma folha de alumínio e leve ao forno durante 30 minutos. retire a folha de alumínio e leve ao forno mais 15 minutos ou até estar douradinha. pode servir morna simples ou com gelado ou natas.
Adaptada do livro "Doçarias, delícias do forno para a mesa"
Sem comentários:
Enviar um comentário