Google+ Estou a Conhecer: Ecovia de Arcos de Valdevez - PARTE 1

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Ecovia de Arcos de Valdevez - PARTE 1

Finalmente surgiu oportunidade de fazer esta ecovia. Soube-se o que sei agora e tela-íamos começado de outra forma mas já lá vamos.
Chegamos a Arcos de Valdevez e tratamos de procurar o inicio da via, já levávamos connosco este folheto e sabíamos que o inicio da mesma não era nos Arcos mas também sabíamos que a mesma tinha mais de 30km e não iríamos fazer toda nem coisa que se parece-se então decidimos começar por qualquer entrada mesmo. De Jolda S. Paio até Sistelo muitos são os kilometros de natureza deslumbrante.
Começamos então nos Arcos a seguir as indicações da ecovia e começamos a subir o rio Vez. Segundo o mapa que levávamos tínhamos como objectivo fazer a etapa 2, ou seja, subir o rio desde os Arcos até à ponte medieval de Vilela que seriam quase 10km que se tornariam em 20 porque teríamos que voltar tudo para trás.

Começamos a subida e ficamos deslumbrados com a paisagem que encontrávamos. Ora zonas densas de uma verdura extrema com apenas o som dos imensos pássaros que por lá habitam ora zonas de um barulho ensurdecedor das quedas de água e desníveis que o rio Vez nos apresentava e se havia zonas em que a água nem se mexia outras havia que os rápidos eram impressionantes com a sua força devastadora.
Creio que metade do percurso que fizemos passa o inverno submerso tal é a sua proximidade com o rio e como podem ver em algumas fotos vê-se rastos de onde a água chegou no inverno.
Não é de todo um percurso para crianças. Existe zonas onde o piso é muito acessível mas existem outras em que está completamente destruído do inverno rigoroso que passou. Mesmo ciclistas havia zonas em que o ciclista é que levava a bicicleta e não a bicicleta o ciclista. Não deixo por isso de recomendar esta via a todos os adultos.

Com o passar das horas e visto que só começamos a fazer a mesma já eram quase 4 da tarde reconhecemos que o objectivo de Vilela ia ser inatingível. O cansaço para quem me acompanhava, a falta de experiência e o piso muito irregular já davam sinais nas pernas e chegando à ponte de Gondaris fica-mo-nos por ali. Restabelecemos forças e voltamos para trás. Fizemos num total 7,6km. Ficamos deslumbrados com o que encontramos. Pelo caminho paisagens deslumbrantes tanto de um rio refrescante numa tarde que se fez muito quente como paisagens de montanhas verdejantes onde o pastoreio é rei.

Se fosse agora tela-ia-mos começado por Sistelo. São muitas as entradas na ecovia. Em qualquer localidade se vê imensas placas a indicar acesso à mesma pelo que quem quiser sair a qualquer altura está à vontade para o fazer.

No fim fomos de caro até Sistelo e chegando lá vi que ali sim era o sitio ideal para começar. Mais natureza, mais montanhas gigantes e percursos que se viam na encosta das montanhas por entre as árvores como que a chamar por nós. Quando la voltar vou fazer o percurso inverso, de Sistelo em direcção aos Arcos. Se o fizerem aconselho-vos a fazerem-no assim, não se vão arrepender.

Ficou muito por ver e por andar mas agora que já sabemos com o que contar numa próxima mais quilómetros palmilharemos.

Sobre Sistelo fica para outro post ;)


5 comentários:

  1. Adorei, que sitio lindo e que fotos lindas. Quanto à tua escrita nem preciso te dizer que cada vez estás melhor e que adoro ler-te. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de imagens!! Como são maravilhsosos estes passeios no meio da natureza! Fazem-nos tão bem ao corpo e à alma!
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  3. Adorei Eliane! O Norte é sem dúvida lindíssimo! Mas pelo post pareceu me inviável levar crianças ou não ?
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Cris, não é aconselhável crianças. Tem zonas impossíveis de os pequenos(como o teu) andarem...

      Eliminar
  4. Humm e de repente fiquei saudosista, adoro o Minho e fazia essa zona todos os meses eram momentos de trabalho e prazer.
    Nunca fiz a ecovia mas engraçado como temos sempre algo para descobrir e desbravar terreno.
    Obrigada pela partilha de um cantinho do nosso Portugal.

    ResponderEliminar